terça-feira, 26 de maio de 2009

Futebol feminino em debate


O I Seminário de Futebol Feminino, nos dias 28 e 29 de maio, vai discutir as dificuldades e as mudanças necessárias para o desenvolvimento da modalidade no Ceará
O futebol feminino, aos poucos, dá os primeiros passos no Ceará. Em 2007, foi criada a Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF). Ano passado, ocorreu o I Campeonato Cearense da modalidade. E esse ano, clubes como Fortaleza e Ceará começaram a montar seus times. Apesar dos avanços, as dificuldades ainda são inúmeras para as jogadoras. Todas essas questões serão discutidas no I Seminário Cearense de Futebol Feminino, que será realizado nos dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira) no Teatro da Faculdade Católica, antigo Colégio Marista Cearense, no Centro de Fortaleza. A iniciativa da LCFF vai contar com palestras sobre a realidade do futebol feminino no Brasil, a necessidade de modernização do futebol cearense e a importância do futebol amador. “Queremos mostrar o futebol amador como base para categorias profissionais. O futebol feminino ainda é amador no Ceará. Em muitos estados, a modalidade já é profissional”, explicou o coordenador do evento, Benê Lima. “As mudanças necessárias são muitas. Vão desde a capacitação das pessoas que fazem o futebol feminino até a organização das competições”, disse Benê, que também preside a Confederação Brasileira de Futebol Amador (CBFa). O seminário é voltado principalmente para dirigentes de ligas e clubes, profissionais e amadores. Pois, de acordo com Benê, a LCFF acredita que as modificações devem começar com a mudança de pensamento de quem organiza o futebol cearense. “O dinheiro gasto na construção de Centro de Treinamento poderia ser investido na base”, defende. O futebol feminino que o diga. O clube mais bem estruturado do Ceará é o Caucaia, que paga cerca de R$ 300 para as jogadoras. Além da falta de recursos, há o problema do preconceito. “A LCFF trabalha principalmente na formação social e na cidadania das meninas. É muito difícil para as atletas conviver com a discriminação no esporte e na vida”, diz.
E-Mais
O Caucaia Futebol Clube foi o vencedor do primeiro Campeonato Cearense de Futebol Feminino. Segundo Benê, é o time mais bem estruturado da categoria. As jogadoras ganham cerca de R$ 300 por mês.
O seminário vai contar ainda com palestras da jogadora e capitã de seleção brasileira Aline Pellegrino e do técnico da seleção brasileira sub-20, Marcos Gaspar.
O evento é aberto ao publico, mediante inscrições prévias, que são gratuitas. Informações:
(85) 8898.510.
O teatro da Faculdade Católica, onde ocorre o seminário, fica na Avenida Duque de Caxias, 101, Centro.
veja mais: http://www.opovo.com.br/opovo/esportes/880369.html

Um comentário:

  1. DEPOIS DE UMA CAMPANHA DE 100% DE APROVEITAMENTO O CAUCAIA FEMININO CHEGAR A MAS UMA FINAL NESTE DOMINGO 06 DE SETEMBRO. CAUCAIA X CEARÁ JOGO QUE SERA REALIZADO NO ESTÁDIO MUNICIPAL DE CAUCAIA, RAIMUNDO DE OLIVEIRA AS 17:00 HORAS VENHA PRESTIGIA ESSE JOGO E TORCE PELA AS NOSSAS MENINAS, COM O APOIO DO GOVERNO MUNICIPAL DE CAUCAIA, É QUE O CAUCAIA ESPORTE CLUBE VAI DANDO ESTE SALTO DE QUALIDADE. PELO O APOIO QUE O CAUCAIA RECEBEU DO GOVERNO MUNICIPAL.

    ResponderExcluir