sexta-feira, 3 de julho de 2009

CAGECE EM MANUTENÇÃO: Caucaia sem água no sábado

Quase três milhões de pessoas ficarão sem água no próximo sábado, para manutenção no sistema de abastecimento. Moradores da Zona Leste da Capital e de Caucaia serão os mais prejudicados Moradores dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio e Maracanaú terão o fornecimento de água suspenso no próximo sábado, 04 de julho. A medida atinge aproximadamente três milhões de pessoas dos quatro municípios. As intervenções serão feitas, em sua maioria, na Estação de Tratamento de Água (ETA) do açude Gavião, reservatório que abastece a Capital.
Segundo o chefe de operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), André Facó, a normalidade no abastecimento irá variar dependendo do bairro e do município. Em bairros como Ancuri, Maraponga, além do município de Maracanaú, a expectativa é de que o abastecimento seja normalizado já na madrugada de sábado para domingo.
Mas moradores de Caucaia e bairros como Antônio Bezerra, mais à Leste de Fortaleza, somente poderão ter água depois de 48 horas. “A água vai existir nos canos mas não haverá pressão suficiente para ser bombeada”, diz. Entretanto, depois da manutenção, esses serão os locais mais beneficiados após as intervenções.
O chefe de operações da Cagece explica que a intervenção programada, como a do próximo sábado, evita a realização de procedimentos que acontecem por desgaste dos equipamentos de maneira inesperada. “Vamos trocar válvulas de um metro de altura que estavam lá desde a construção (da adutora) há uns 30 anos”, destaca Facó.
Além de reparos na adutora do açude Gavião, a Cagece também aproveitará a paralisação no fornecimento para reparar trechos da cidade, como a implantação de um macromedidor na avenida Sargento Hermínio, no bairro Monte Castelo; e interligações na avenida Jorge Dummar, no Bairro de Fátima.
Perto de 100 profissionais serão empregados em toda a operação, com previsão de início às 5 horas e término às 21 horas do sábado, mais de 16 horas de serviços.
No próximo semestre, ainda sem data definida, a Cagece realizará outra suspensão total de abastecimento nestas áreas, para completar o serviço. “O transtorno seria maior se parássemos por 30 horas”, justifica Facó.
DICAS
1. Economize água no sábado e, se possível, armazene em baldes ou potes. Para que a água renda mais durante a suspensão no abastecimento, programe-se. Não lave roupas neste dia. Pelo mesmo motivo, evite lavar animais ou carros.
2. Aproveite o corte no abastecimento para rever hábitos realizados cotidianamente e que aumentam a conta no fim do mês, como deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa; ou a torneira aberta enquanto faz a barba. Além de melhor para o bolso, o ambiente agradece
3. Moradores de prédios poderão sofrer menos com a suspensão de água , já que muitos edifícios contam com motores para bombear água. Fonte: Jornal o O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário