quarta-feira, 29 de julho de 2009

PREFEITURA DE CAUCAIA INICIA LIMPEZA EM LAGOAS

A lagoa do Tabapuá, em Caucaia, é a primeira a receber a operação que vai limpar cinco lagoas urbanas do município até o final deste ano, segundo o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), João Artur de Carvalho. A lagoa à margem da BR 222 estava suja, com quase um terço da sua superfície coberto por aguapés há mais de quatro meses, segundo frequentadores do local. A limpeza começou na sexta-feira, 24, e deve ser concluída até a próxima sexta, dia 31.
Os aguapés se acumularam devido à poluição orgânica da lagoa. A limpeza está sendo feita por uma equipe de 15 pessoas, com o auxílio de uma retroescavadeira e caminhões que levam os restos vegetais para o aterro sanitário de Caucaia. Os aguapés são arrancados manualmente e empurrados para a margem mais próxima da rodovia, onde fica a retroescavadeira.
A máquina retira o material e o transfere para as caçambas. Segundo o coordenador da equipe de limpeza, José Márcio Silva, já foram retiradas 20 caçambas de aguapés desde segunda-feira. O acúmulo do aguapé é decorrente de poluição orgânica. “São dejetos lançados na lagoa por construções irregulares, além de lixo e restos de alimentos”, detalha o presidente do Imac, João Artur de Carvalho. Ele acrescenta que uma fiscalização será feita nas margens da lagoa.
No início de setembro, será inaugurado o laboratório de análise da água do Imac, que vai fazer o acompanhamento da qualidade da água. Por enquanto, é proibido pescar. As próximas lagoas a serem limpas são as de Capuan e Genipabu. O orçamento empregado nessa limpeza foi de R$ 13 mil, e o trabalho em cada lagoa custa cerca de R$ 10 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário