Escolas públicas de Fortaleza e Caucaia serão as primeiras no País a desenvolver projeto educacional da CGUA Controladoria Geral da União (CGU) está ampliando os mecanismos de participação da população no controle social das ações desenvolvidas com recursos públicos. Este ano começa a ser executado em escolas públicas um projeto de ações educativas para crianças e jovens do ensino fundamental I e II, e do ensino médio.
O projeto de educação nas escolas será desenvolvido em todos os Estados, mas como está em fase experimental, serão contempladas apenas duas escolas no Ceará, sendo uma em Fortaleza e outra em Caucaia. O projeto denominado "Um por todos e todos por um! pela ética e cidadania" vai trabalhar valores fundamentais para a construção da cidadania como é o caso da auto-estima, qualidade de vida, inclusão, meio ambiente, interesse público e o bem comum e voluntariado, além de valores éticos.
A cada mês a escola vai desenvolver um ou dois desses temas. O envolvimento não é apenas dos estudantes, mas também dos educadores, profissionais da escola, familiares e da comunidade em geral. Entre os objetivos desse projeto estão a construção de valores sociais permanentes, laços comunitários, responsabilidades sociais e o desenvolvimento de uma consciência universal de cidadania voltada para a preocupação com a preservação do planeta e a paz entre os povos. Nesse trabalho a Controladoria conta com a parceria do Instituto Maurício de Sousa, o que faz com que o material gráfico distribuído nas escolas se torne mais atrativo aos alunos das escolas.
Ações no Ceará
Para o coordenador da Controladoria Geral da União no Ceará, Alberto Oliveira, os órgãos que atuam na defesa do patrimônio, os órgãos de controle, não têm condições de estar em todos os locais o tempo todo. Então, é importante buscar a parceria da sociedade para que ela acompanhe, fiscalize e denuncie quando houver, realmente, má aplicação, irregularidade ou corrupção nos atos de gestão.
Ele informa ainda que a partir das denúncias da sociedade é possível os órgãos como a CGU fazerem a devida fiscalização com auditorias e verificações para a correção dos rumos e aplicação correta dos recursos. Ele confessa que a maioria das denúncias são consistentes, com documentos e fotos.
O programa "Olho Vivo no Dinheiro Público" já desenvolveu atividades de conscientização da população em 67 municípios cearenses. Por intermédio desse programa são desenvolvidos, inclusive, cursos de capacitação à distância sobre contratos e licitações, convênios e gestão pública em geral. Está previsto para este ano, no Ceará, a realização de seminários e oficinas, dois eventos por semestre, na área de educação, cujo objetivo é reunir em média 20 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário