segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Movimentação de mercadorias no Pecém tem aumento de 131%

O Porto continua sendo o que mais exporta frutas frescas e alcançou o primeiro lugar na exportação de calçados.


O Porto do Pecém começou bem o ano novo, movimentando 224.530 toneladas de mercadorias, o que representa um incremento de 131% considerando-se o mesmo período de 2009. As mercadorias mais transportadas foram produtos siderúrgicos, calçados, carnes e lingotes de alumínio, com perspectiva de elevar ainda mais esse índice, levando em conta que inicia ainda este mês o transporte de minério de ferro para o mercado chinês. No primeiro mês do corrente ano operaram no Porto do Pecém 44 navios, sendo 10 de carga geral e 34 conteineiros.

Segundo os dados estatísticos da Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Pecém continua, entre os portos do País, como o primeiro colocado na movimentação de frutas (26.726 t) e neste mês de janeiro superou o Porto do Rio Grande na exportação de calçados (3.314 t), ficando também em primeiro lugar neste segmento.

No quesito frutas o Pecém consolida sua posição com 51% de participação entre todos os portos brasileiros, seguido pelos de Natal, com 19% e Mucuripe, com 17%. No item calçados o Pecém também lidera com participação de 53%, seguido pelos portos de Rio Grande, Santos, Mucuripe, Salvador e Suape. Ressalte-se que na movimentação de calçados o porto administrado pela Cearáportos desbancou o de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que era o líder na última estatística.

Na importação de ferro fundido, ferro e aço o porto do Pecém tem o mesmo percentual de participação do porto de Santos, cada um com 22%, sendo que o paulista movimentou 1.029 toneladas a mais. Em terceiro ficou o porto de São Francisco do Sul com 14% de participação.

De acordo com prognósticos do presidente da Cearáportos, Erasmo Pitombeira, o permanente crescimento na movimentação de mercadorias através do Pecém, bem como as perspectivas para o corrente ano indicam que será registrado um incremento de 25% em 2010.

Assessoria de Imprensa da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com / 85 3267.2525)

Nenhum comentário:

Postar um comentário