domingo, 11 de julho de 2010

Criado em Caucaia o Programa Cirurgião da Família


Programa Cirurgião da Família reduz tempo de espera por operações no Hospital Santa Terezinha

Encaminhados pelas 68 equipes do Programa Saúde da Família para o Hospital Santa Terezinha, no distrito da Jurema, em Caucaia, os pacientes são consultados na segunda-feira e submetidos à cirurgia no sábado. O procedimento é característico do programa Cirurgião da Família, criado no município e um dos primeiros a ser implantado em todo o país. Pouco mais de dois meses de atuação e a equipe do cirurgião Francisco de Souza Martins já realizou 49 cirurgias de hérnia inguinal, hérnia umbilical, postectomia, cantoplastia e erese de cisto sebácea. A iniciativa reduz o tempo de espera dos pacientes e a procura por vagas nas outras unidades de saúde do município e de Fortaleza.

O Hospital e Maternidade Santa Terezinha inaugurado no primeiro semestre de 2009, antes funcionava como uma unidade mista saúde. Com a estrutura da parte hidráulica e elétrica comprometida, além da falta de profissionais de saúde o espaço abrigava apenas o serviço ambulatorial.

A implantação do Hospital Santa Terezinha na Grande Jurema proporcionou a população atendimento 24 horas nos serviços de clínica geral, emergência, pediatria, com 25 leitos para internação, e osbetrícia, disponibilizando 22 leitos. Realiza também todos os procedimentos exigidos pelo Pré-natal de Alto Risco, acompanhando a paciente da primeira consulta ao parto.

As mães que dão a luz na Maternidade desfrutam ainda de benefícios previstos no programa Hospital Amigo da Criança, uma iniciativa do Unicef de que Caucaia quer participar. Os serviços garantem acompanhamento e orientação quanto a forma correta de amamentação e os meios que resultam numa boa nutrição para o bebê. Antes mesmo de receberem alta, os recém-nascidos são registrados através do Programa Nacional de Registro Civil, realizado todas as quintas-feiras, com o intuído de garantir acesso a um direito fundamental e maior comodidade as mães e seus lactantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário