O Curso da Universidade Federal do Ceará - UFC na Serra da Rajada proporcionou para a comunidade local: cidadania, conhecimentos científicos, troca de saberes, desenvolvimento de políticas públicas, visibilidade das belezas da Serra, melhoria econômica e qualidade de vida aos moradores.
O Curso teve a preocupação de por em prática os estudos de sala de aula e uma das formas foi comprar produtos a serem consumidos na cozinha da produção na própria Serra, como: animais, peixes, macaxeira, iame, jerimum, batata, bolo, doces, frutas e sucos. Além disso, foram contratadas três cozinheiras da própria comunidade e alugado duas casas. Tudo isso fez com que o dinheiro circulasse na própria localidade e é esse o caminho do desenvolvimento sustentável.
Quanto ao Governo Municipal de Caucaia, houve uma avaliação positiva feita pelos professores da UFC e alunos. Relataram a importância desse Governo com o compromisso de desenvolver políticas públicas voltadas para a igualdade racial e em particular com as comunidades afrodecendente. Outro ponto positivo em relação ao Governo Municipal foi o apoio logístico e infraestrutura antes e durante a execução do Curso.
Como resultado das reflexões de cidadania que o curso realizou com a comunidade, gerou um mutirão de limpeza, como forma de sensibilizar os moradores e o poder público em relação à preservação da natureza e do bem estar dos moradores. Durante a execução do mutirão os professores, alunos, moradores e funcionários públicos colocaram a mão no lixo e ao final houve uma avaliação onde o governo municipal se fez presente assumindo compromissos de intervenções com ações de governo, no que diz respeito às políticas públicas voltada para Serra em relação a: retirada de rampas de lixo e programar a coleta; realizar cursos de educação ambiental e fiscalizar derrubadas de arvores para produção de carvão, bem como a criação de animais soltos poluindo as águas naturais; colocar na Escola Iara Guerra Silva camburões de lixo com cores para reciclagem; examinar as águas que abastecem as residências. Foi também solicitado pela comunidade, a recuperação da Estrada, do Campo de Futebol e pesquisa sobre um inseto que está atacando as frutas ainda no pé e impedindo o aproveitamento das mesmas.
Diante de tudo isso, a Serra da Rajada e Caucaia não são mais as mesmas após esse Curso, já que os moradores da Serra, agora passaram a pensar, a conhecer direitos e deveres, a perceber o que são políticas públicas e o Governo Municipal passou a ter outro olhar para a Serra e projetar ações nas áreas do turismo, geração de renda, formação, capacitação, artes, cultura, meio ambiente e a comunicação já fez a trilha da Serra pela via da internet.
Leonardo Sampaio, assessor da Secretaria de Governo e Articulação Política de Caucaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário