O programa Mais Saúde no Meu Bairro esteve, na manhã desta sexta-feira, dia 21 de janeiro, na unidade de saúde Francisco Djalma Soares, no Tabapuazinho, para atender os moradores do bairro e também do Vila Nova. A comunidade teve acesso a consultas especializadas, consultas odontológicas, coleta de exames laboratoriais, vacinação e muitos outros serviços. Agentes de endemias realizaram também visitas às casas da região, para dar orientações sobre o combate a dengue dentro das residências. Máquinas e homens da Autarquia Municipal de Patrimônio e Serviços Públicos intensificaram as ações de limpeza no bairro, contribuindo para a eliminação dos pontos de lixo.
Foram oferecidas consultas especializadas nas áreas de pediatria, clínica geral, dermatologia, urologia, otorrinolaringologia e endocrinologia. Uma equipe do laboratório de análises clínicas do Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha também esteve na unidade, realizando a coleta dos exames solicitados nas consultas. Além disso, a farmácia do posto distribuiu os remédios receitados pela equipe médica integrada por nove profissionais. A dona de casa Ana Gláucia Bezerra foi ao posto com seus dois filhos para uma consulta com o pediatra. “Gostei muito desse programa. Facilita muito para a gente porque eu teria que ir à sede de Caucaia para levá-los para uma consulta. E já estou saindo daqui com os medicamentos”, disse Gláucia.
Outra dona de casa, Zilene Rocha de Paulo, destacou a importância de levar consultas especializadas para mais perto de casa. “Vou me consultar com um endocrinologista e com um dermatologista. Seria mais difícil se não tivesse esse programa porque a procura por esses profissionais é muito grande. É muito útil para a população”, ressaltou ela. A comunidade contou ainda com o atendimento da equipe de Saúde Bucal, que realizou aplicação de flúor, exodontia, avaliação odontológica, escovação e distribuição de kits de higiene bucal. Outros serviços ofertados foram aferição de pressão arterial, exame de glicemia, aferição do peso e vacinação para adultos e crianças.
As casas da região do Tabapuazinho e do Vila Nova foram visitadas pelos agentes de endemias, que distribuíram folhetos informativos e conversaram com a população sobre os sintomas da dengue e as formas de prevenir a doença. A dona de casa Cleibiane Moreira afirma que já tem atenção dentro de casa para evitar os focos do mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti. “Meu quintal é muito grande, mas estou sempre limpando e procurando qualquer coisa que possa acumular água, como sacos e tampinhas de refrigerante. Já peguei dengue em 2008 e não quero pegar mais”, disse. A agente de endemias Fátima Cavalcante torce para encontrar mais moradores como a dona de casa Cleibiane. “No caso da dengue, a prevenção é o mais importante”, ressaltou a profissional de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário