O metrô de Fortaleza começa a operar no final de 2011, com os primeiros testes com passageiros. Pelo menos foi o que afirmou o diretor de Implantação do Metrofor, Diogo Cruz, aos vereadores de Fortaleza, durante visita oficial da Comissão Especial da Copa às obras.
Em construção há pelo menos 12 anos, o Metrô de Fortaleza tem sido frequentemente alvo de piadas. Agora, parece que as obras andam com a velocidade que deveriam logo que foram iniciadas.
Já estão em fase final de conclusão as estações dos bairros Couto Fernandes, Parangaba e Benfica. “Nesses quatro últimos anos fizemos o dobro do que existia de construção do Metrofor. O governo do estado conseguiu viabilizar os projetos e os recursos e agora vamos colocar o metrô em funcionamento”, afirmou Cruz.
A estação elevada da Parangaba, vizinha ao terminal de integração de ônibus, já possui as placas indicativas das estações e as estruturas das linhas que receberão os Trens Unidade Elétricos (TUE). O mesmo clima de metrô já pode ser sentido na estação do Benfica. Lá, já podem ser vistas as escadas rolantes e as cabines de venda de bilhetes.
Serão instalados 20 trens, com capacidade de 1.000 pessoas cada. O intervalo de espera será de cinco minutos. A intenção é que em abril comecem os testes com os trens, que devem estar funcionando até o fim deste ano.
O Metrofor ligará Fortaleza aos principais municípios da Região Metropolitana –Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba– onde estão instaladas as indústrias cearenses.
O início da linha é na estação Vila das Flores, em Pacatuba, que terá aproximadamente 40 km, passando pelos municípios de Maracanaú e Maranguape, por mais três estações em Fortaleza até o centro da capital, esta é a linha Sul do metrô.
O Metrofor é uma das obras que integrarão o projeto de mobilidade urbana do Ceará para a Copa do Mundo de 2014.
VLT em junho
De acordo com o cronograma de obras do estado para a Copa de 2014, a licitação para do Veículo Leve Sobre Trilhos terminará em abril. A previsão é que as obras comecem em junho e terminem em março de 2013.
O VLT vai ligar os bairros Mucuripe e Parangaba, passando pelo estádio Castelão. O transporte será estratégico para facilitar o acesso ao estádio.
Comissões integradas
A Assembleia Legislativa do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza formarão uma comissão mista para acompanhar as obras estruturantes na cidade para a Copa de 2014.
Os parlamentares agendam uma visita ao Aeroporto Internacional Pinto Martins para conhecer o projeto de reforma do terminal para a Copa do Mundo.
Fonte: Portal da Copa 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário